Brasil Aumenta Importação de Diesel em Junho Apesar de Redução na Participação Russa, Diz Argus

Brasil Aumenta Importação de Diesel em Junho Apesar de Redução na Participação Russa, Diz Argus

As importações de diesel pelo Brasil devem atingir aproximadamente 1,5 bilhão de litros em junho, um aumento de cerca de 40% em relação a maio, apesar de uma diminuição na participação do diesel russo, conforme estimativas da consultoria Argus enviadas à Reuters.

Caso as previsões se confirmem, haverá também um crescimento de aproximadamente 39% em comparação a junho do ano passado.

Após atingir um recorde de 98% de participação em maio, a Rússia deve reduzir sua presença no mercado brasileiro, de acordo com dados da Argus. No entanto, ainda é esperada como a principal fornecedora de diesel ao país.

A Argus estima que cerca de 62% do diesel importado em junho virá da Rússia, seguida pela Índia, com 13%, e pelos Estados Unidos, com 11%.

Gabrielle Moreira, especialista em diesel da Argus, aponta que a redução da participação russa pode ser explicada pelo aumento dos preços, após ataques a refinarias russas ao longo do ano pela Ucrânia, e pela consolidação da Rússia como fornecedora crucial ao Brasil.

“Atualmente, os fornecedores russos já se sentem parte da estrutura do mercado e veem espaço para aumentar suas margens”, disse Moreira, destacando a expectativa do mercado de um aumento gradual dos preços do diesel russo.

O diesel russo tem sido oferecido com desconto em comparação a outras origens, já que Moscou busca diversificar seus compradores diante das sanções do G7 aos produtos derivados do petróleo após o início da guerra na Ucrânia.

Porém, os fornecedores russos estão atuando com cautela para manter a fidelidade dos compradores brasileiros. Apesar de haver espaço e intenção de elevar os preços, o plano é manter o diesel russo mais barato do que o proveniente dos EUA, historicamente um importante fornecedor ao Brasil, acrescentou Moreira.

O aumento das importações de diesel da Índia em junho ocorre em meio à busca do país asiático por mercados alternativos devido à queda na demanda na Europa.

A entrada do diesel russo mais barato tem contribuído para a estabilidade dos preços nos postos brasileiros, além da manutenção das cotações pela Petrobras nas refinarias neste ano.

Com informações de Reuters.

plugins premium WordPress
Rolar para cima