
Diesel sobe quase quatro vezes mais que a inflação nos postos do Brasil em um ano
Os preços do diesel S10, o combustível mais utilizado no Brasil, subiram quase quatro vezes mais que a inflação nos últimos 12 meses, de acordo com uma pesquisa da ValeCard, empresa especializada em soluções de mobilidade e meios de pagamento.
Em junho, o preço médio do diesel S10 atingiu 6,158 reais por litro, representando um aumento de 15,5% em relação ao mesmo mês do ano anterior, conforme o levantamento realizado em mais de 25 mil postos de combustíveis em todo o país. Nesse mesmo período, a inflação medida pelo IPCA foi de 4,23%, segundo a ValeCard.
Política de reoneração
Para o economista Benito Salomão, professor do Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia e participante da pesquisa da ValeCard, a alta nos preços pode ser atribuída à política de reoneração de impostos. “É importante lembrar que em 2021 e 2022, alguns impostos, inclusive os estaduais, foram zerados. Diversas unidades federativas retomaram a cobrança desses impostos para equilibrar suas contas”, explicou Salomão em nota.
Apesar do aumento anual, o preço médio do diesel S10 em junho foi 0,37% menor do que o registrado em janeiro deste ano. De janeiro a junho, o IPCA acumulou uma alta de 2,49%. A pequena variação do diesel neste ano ocorreu em um cenário onde a Petrobras, principal fornecedora do combustível no Brasil, manteve os preços estáveis nas refinarias até o momento, conforme destacado pela ValeCard.
No entanto, os preços nos postos são influenciados por diversos fatores além da política de preços da Petrobras, incluindo refinarias privadas, importações, misturas de biocombustíveis, margens de distribuição e revenda, e impostos.
Outros combustíveis
A gasolina teve um preço médio de 6,034 reais por litro em junho, um aumento de 4,10% em comparação a janeiro e de 9,8% em relação a junho do ano passado, conforme a pesquisa da ValeCard. O etanol hidratado, principal concorrente da gasolina, registrou um preço médio de 3,969 reais por litro em junho, representando um aumento de 10,45% em comparação a janeiro e de 4,03% em relação a junho de 2023.
Com informações de Infomoney