OPEP Mantém Previsão de Demanda de Petróleo para 2024 e Prevê Alta nas Viagens

OPEP Mantém Previsão de Demanda de Petróleo para 2024 e Prevê Alta nas Viagens

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) manteve sua previsão de crescimento robusto na demanda global de petróleo para 2024 e 2025. Segundo o relatório divulgado nesta quarta-feira (10), a entidade destacou que o crescimento econômico resiliente e o aumento das viagens aéreas impulsionarão o consumo de combustível durante os meses de verão.

No relatório mensal, a OPEP projetou um aumento na demanda mundial de petróleo em 2,25 milhões de barris por dia (bpd) em 2024 e em 1,85 milhão de bpd em 2025, mantendo as previsões inalteradas em relação ao mês anterior.

“A alta mobilidade e o aumento das viagens aéreas no hemisfério Norte durante as férias de verão deverão impulsionar a demanda por combustíveis de transporte e estimular o crescimento nos Estados Unidos”, afirmou a OPEP no relatório.

Os analistas estão divididos quanto à força do crescimento da demanda de petróleo, especialmente devido às divergências sobre o ritmo da transição para combustíveis mais limpos. Mais cedo nesta quarta-feira, a BP anunciou que a demanda de petróleo deverá atingir seu pico no próximo ano.

A OPEP+, que inclui a OPEP e aliados como a Rússia, vem implementando cortes na produção desde o final de 2022 para sustentar o mercado. Em 2 de junho, o grupo concordou em estender o corte de 2,2 milhões de bpd até o final de setembro, com a eliminação gradual a partir de outubro.

A OPEP também revisou sua previsão de crescimento econômico global para 2023, de 2,8% para 2,9%, mencionando um viés positivo devido ao impulso observado fora dos países desenvolvidos da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

“O crescimento econômico nas principais economias manteve-se resiliente no primeiro semestre, sustentando uma trajetória geral de crescimento positivo no curto prazo”, declarou a OPEP.

Após a divulgação do relatório, o preço do petróleo permaneceu estável, com o Brent sendo negociado abaixo de US$ 85 por barril.

Com informações de Reuters.

plugins premium WordPress
Rolar para cima