Petróleo Encerra o Semestre com Queda, Apesar de Avançar 11% no Período

Petróleo Encerra o Semestre com Queda, Apesar de Avançar 11% no Período

No último dia de negociações do mês e do primeiro semestre, os preços do petróleo registraram uma queda, refletindo preocupações contínuas com a demanda global. O petróleo Brent, referência internacional, para entrega em setembro, fechou em baixa de 0,30%, a US$ 85,00 por barril na Intercontinental Exchange (ICE) em Londres. Enquanto isso, os contratos do petróleo West Texas Intermediate (WTI) para agosto caíram 0,24%, a US$ 81,54 o barril na New York Mercantile Exchange (Nymex) nos EUA.

Apesar do fechamento em baixa hoje, ambos os contratos apresentaram ganhos semanais e mensais positivos. O Brent teve um aumento de 0,79% na última semana e o WTI avançou 1% na semana, com altas de 5,98% e 10,00% respectivamente em junho.

Ao longo do primeiro semestre de 2024, os preços do petróleo acumularam um crescimento significativo de mais de 10%. Fatores como os conflitos geopolíticos envolvendo Israel, Hamas, Ucrânia e Rússia contribuíram para a elevação dos preços, apesar das preocupações com a demanda global.

Em junho, a Opep+ decidiu manter os cortes na produção de petróleo, mas estabeleceu planos para um retorno gradual à produção normal a partir de outubro de 2024. Esta medida, destinada a equilibrar os mercados, pode influenciar a oferta global de petróleo nos próximos trimestres.

Apesar das expectativas de aumento na produção no final do ano, os preços do Brent registraram um aumento de 12,28% no primeiro semestre de 2024, enquanto os futuros do WTI subiram 13,89% de janeiro a julho.

Fonte: Com informações de Money Times

plugins premium WordPress
Rolar para cima