O Sindicato dos Postos de Combustíveis de Campinas e Região – RECAP realizou, ontem (11), em sua sede, o Fórum Técnico de Esclarecimento: Governo de São Paulo na Vanguarda do Combate às Fraudes do Mercado de Combustíveis, um evento em formato de seminário que abordará as principais mudanças regulatórias, avanços tecnológicos e impactos operacionais decorrentes das Portarias nº 159/2022 e nº 264/2021, estabelecidas pelo Inmetro (Novo Regulamento Técnico Metrológico – RTM, para Bombas de Combustível).
O novo RTM traz como eixo central a tecnologia antifraude, com obrigatoriedade de substituição dos equipamentos e cronograma de adequação progressiva a partir de 2029, impactando diretamente a operação dos postos revendedores em todo o país.
Temas em destaque
– Novo Regulamento Técnico Metrológico (RTM) para bombas de combustível
– Portarias Inmetro nº 159/2022 e nº 264/2021
– Tecnologia antifraude: conceitos, funcionamento e requisitos técnicos
– Obrigatoriedade de substituição dos equipamentos
– Cronograma oficial de adequação
– Impactos práticos para revendedores e operadores
O seminário será conduzido pelo Superintendente do IPEM/SP, Marcos Heleno Guerson Oliveira Junior, pelo Superintendente de Fiscalização do Abastecimento da ANP, Julio Cesar Candia Nishida, e a participação do diretor do Instituto Combustível Legal – ICL-, Carlo Rodrigo Faccio.
Este será um momento estratégico para atualização regulatória, esclarecimento técnico e preparação para as exigências que impactarão o setor nos próximos anos.
Teremos também exposição dos novos equipamentos antifraudes com as empresas fabricantes.
Autor/Veículo: Assessoria de Imprensa do Recap

