
Operação Desarticula Grupo que Desviava Derivados de Petróleo na Bahia
Um sofisticado esquema de desvio de nafta, um derivado de petróleo, foi desmantelado na madrugada desta terça-feira (27) na região metropolitana de Salvador (BA).
Segundo informações da Polícia Civil, o líder da organização criminosa, juntamente com um intermediário das transações e um comprador do produto, foi preso em flagrante na rodovia BR-523, transportando 126 mil litros de nafta em três caminhões-tanques.
A operação policial, que interrompeu um esquema em funcionamento há aproximadamente um ano e meio, revelou um complexo método de subtração do material. Conforme a polícia, o esquema funcionava da seguinte maneira: ao se aproximarem do porto de Aratu, em Candeias, os navios carregados com nafta eram abordados pela quadrilha, que pagava cerca de R$ 250 mil aos responsáveis pela embarcação para desviar o material ainda em alto-mar, utilizando uma balsa clandestina.
Ainda de acordo com as investigações, a balsa carregada com o produto atracava discretamente na lateral do porto, onde os caminhões-tanques eram abastecidos. A maior parte da nafta era então transportada para um galpão localizado no bairro de Caroba, com parte sendo distribuída para armazéns em cidades próximas como Camaçari e Dias d’Ávila.
O diretor do Departamento de Polícia Metropolitana, Arthur Gallas, declarou que “há indícios substanciais de que o local utilizado pela quadrilha também é alugado por narcotraficantes para o envio de drogas ao exterior, via navios”.
A operação é parte de uma investigação mais ampla, desencadeada pela prisão de um membro de uma organização criminosa na última terça-feira (20) em Feira de Santana, a 100 km de Salvador. O suspeito, ligado a homicídios, roubos, tráfico de drogas e desvios de combustíveis, controlava uma cooperativa na Caroba, dominando as transações ilícitas no porto de Aratu.
Com informações da CNN.