Pesquisa indica resultados positivos do óleo de cozinha usado na produção de biodiesel

A produção de biodiesel a partir de óleo de cozinha usado é tema de um estudo realizado entre pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul, Universidad Tecnológica del Uruguay (UTEC) e Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em Minas Gerais.

O trabalho avaliou os custos de produção em uma biorrefinaria piloto com capacidade de 475 toneladas anuais e demonstrou que o reaproveitamento do óleo residual pode reduzir significativamente os custos do biodiesel. Nesse caso, a matéria-prima representou apenas 21% do custo total de produção, percentual inferior aos 78% observados quando se utilizam óleo de soja ou sebo bovino.

“Além de contribuir para a sustentabilidade dos biocombustíveis no Brasil, os resultados indicam que pequenas biorrefinarias podem ser economicamente viáveis, especialmente quando integradas a sistemas locais de coleta de óleo usado, criando oportunidades para cooperativas e empresas públicas e privadas”, diz o estudo.

A pesquisa completa foi publicada na Revista Agropampa, periódico científico coordenado por pesquisadores do Campus Dom Pedrito da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). A publicação, que completou dez anos em 2025, tem acesso gratuito neste link.

Autor/Veículo: Globo Rural

plugins premium WordPress
Rolar para cima