RELATÓRIO ABICOM – PPI X PREÇO DOMÉSTICO – 30/04/2024

RELATÓRIO ABICOM – PPI X PREÇO DOMÉSTICO – 30/04/2024

No cenário atual, os preços do óleo diesel e da gasolina refletem diferentes tendências e fatores:

Óleo Diesel:

  • Apresenta uma defasagem média de -5% em relação à paridade de importação.
  • A redução linear média de R$ 0,30/L nos preços da Petrobras está em vigor há 126 dias.
  • A redução de R$ 0,0874/L feita pela Acelen no Polo Aratu-BA é um dos destaques recentes.
  • O mercado internacional e o câmbio pressionam os preços domésticos, resultando em uma acumulação de redução de R$0,05/L no PPI desde o último ajuste da Petrobras.
  • A arbitragem nos seis principais polos mostra uma desfavorabilidade média de -R$0,17/L, variando entre -R$0,25/L e R$0,03/L.
  • Apesar de 126 dias de janelas fechadas, os preços médios do óleo diesel A, exceto em Aratu, operam abaixo da paridade nos demais polos analisados.

Gasolina:

  • Apresenta uma defasagem média maior, de -14%, em relação à paridade de importação.
  • A redução linear média de R$ 0,12/L nos preços da Petrobras está em vigor há 193 dias.
  • A redução de R$ 0,1440/L feita pela Acelen no Polo Aratu-BA é um dos destaques recentes.
  • Assim como no caso do óleo diesel, o mercado internacional e o câmbio pressionam os preços domésticos, resultando em uma acumulação de aumento de R$0,27/L no PPI desde o último ajuste da Petrobras.
  • A arbitragem nos seis principais polos mostra uma desfavorabilidade média de -R$0,48/L, variando entre -R$0,60/L e -R$0,13/L.
  • Apesar de 85 dias de janelas fechadas, os preços médios da gasolina A operam abaixo da paridade em todos os polos analisados.

Em resumo, enquanto o óleo diesel apresenta uma defasagem menor em relação à paridade de importação e uma tendência de preços mais estável, a gasolina está mais defasada e sujeita a maiores variações, refletindo-se em uma diferença significativa entre os preços domésticos e os preços internacionais.

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